quarta-feira, 4 de maio de 2011

TIM BURTON: O ÉPICO DA ESCURIDÃO

Eu cresci assistindo ele, porquê meu pai me apresentou, e por ele dirigir o meu filme preferido, de todos os tempo, o filme do meu super-herói favorito: Batman. Acompanhe uma Biografia feita por mim, do épico diretor da escuridão:

Timothy William Burton, Tim Burton, nasceu no dia 25 de agosto de 1958 em Burkbank, Califórnia.
Ele, é um cineasta! Trabalha usualmente com temáticas sombrias! Frequentemente acompanhado do ator Johnny Depp,  e sua esposa Helena Bonham Carter, com quem tem dois filhos. 
Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou projetos sobre Ed Wood e chamou para estrelar seus trabalhos os notórios atores de filmes de terror Vincent Price e Christopher Lee.


Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. 
Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. Trabalhou no desenho The Fox and the Hound, mas estava insatisfeito com a direção artística do filme. 


Mesmo assim, foi no período que trabalhou na Disney que Tim Burton criou e dirigiu sua primeira curta-metragem Vincent, com o personagem principal baseado no ator Vincent Price.



Mais tarde, o diretor trabalhou no seu segundo curta-metragem Frankenweenie, que conta a história de um menino que ressucita seu cachorro, algo bem semelhante á Noiva de Frankestein. 



Mesmo com enredos pouco infantis, Tim Burton teve espaço para criar o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.



O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice). Foi com esse filme que o diretor finalmente se destacou e foi chamado para realizar uma super-produção: Batman, em 1989, que mais tarde teria a continuação Batman - O Retorno (Batman Returns), também com a direção de Tim Burton. 



Com a carreira em alta, o diretor resolveu filmar seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhands), sobre um rapaz que tem tesouras no lugar das mãos. Para o projeto, Tim Burton chamou o ator Johnny Depp, que seria seu maior colaborador durante a carreira do cineasta. Depois seria novamente chamado, dessa vez para estrelar a cinebiografia de Ed Wood, considerado o pior diretor de todos os tempos.




Após esse período, o diretor passou por baixar em filmes que pouco renderam, como Marte Ataca! (Mars Attacks!) e Planeta dos Macacos (Planet of the Apes). Tim Burton melhorou sua carreira em 1999 após lançar o filme A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hollow), sobre uma cidadezinha que sofre uma série de assassinatos. Sua carreira continuou em alta depois de Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Big Fish). Mais tarde, Burton voltaria a animação stop-motion com A Noiva Cadáver (Corpse Bride). Nessa época, o diretor regravou um clássico dos anos 70, A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory), novamente com a participação do ator Johnny Depp.



Apesar de, segundo sua mulher, Tim não gostar de musicais,ele dirigiu o filme, Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que foi bem recebido pela crítica, sendo indicado ao Oscar 2008 em algumas categorias, ganhando a categoria Direção de Arte, graças ao belíssimo trabalho do diretor. A paixão pela versão original do musical para teatro, segundo Helena Bonham Carter foi uma das coisas que os dois tinham em comum e que ajudou a uní-los.



Tim Burton esteve trabalhando no filme Alice no País das Maravilhas que foi produzido pela Disney, e que contou com um excelente elenco de renomados nomes, como o amigo do diretor, Johnny Depp, sua esposa Helena Bonham Carter e a atriz Anne Hathaway.



Filmografia:

1982 - João e Maria
1982 - Vincent
1984 - Frankenweenie
1985 - As Grandes Aventuras de Pee-wee 
1986 - Alladin e a Lâmpada Maravilhosa 
1988 - Os Fantasmas Se Divertem 
1989 - Batman
1990 - Edward Mãos-de-Tesoura 
1992 - Batman o Retorno
1993 - O Estranho Mundo de Jack
1994 - Ed Wood
1994 - Um Gaiato no Navio 
1995 - Batman Eternamente 
1996 - Marte Ataca! (Brasil, Portugal)
1996 -James e o Pêssego Gigante 
1999 - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça 
2001 - Planeta dos Macacos 
2003 - Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Brasil)
2005 - A Fantástica Fábrica de Chocolate 
2005 - A Noiva-Cadáver 
2006 - Bones - Video clipe da banda de rock americana The Killers
2007 - "Sweeney Todd" 
2009 - 9 A Salvação
2010 - Alice no País das Maravilhas
2012 - Frankenweenie 














Prêmios

Óscar
2008 - Venceu na categoria Melhor Filme de Comédia/Musical, por Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Prêmio Saturno
1999 - Venceu na categoria Melhor Diretor em Filme de Horror e Fantasia, por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.




Tim Burton, chegou perto de dirigir um filme do Superman em 1997. Onde Clark Kent seria interpretado por Nicholas Cage(O verdadeiro Pai de Ka-El) e o roteiro ainda teria a mão do Nerd-Master Kevin Smith.

Ele tem um grande interesse por palhaços, e em seus filmes, sempre inclui um a referência a eles.


brincadeira...

Joker de Tim Burton e Jack Nicholson
Johnny Depp é padrinho de seu filho, Billy Ray Burton
SUAS FRASES MAIS FAMOSAS:

“Eu sempre fui mal-compreendido. Você sabe, eu poderia me vestir em uma roupa de palhaço e rir com pessoas felizes, mas eles sempre diram que eu tenho um personalidade sombria”
“Eu gosto de personagens estranhos” (Jura!?)
“Eu sempre amei a idéia de contos de fadas, mas de certa forma eu nunca consegui me conectar completamente com eles. O que me interessa, é pegar essas imagens e temas clássicos e tentar dar ar mais contemporâneo. Eu acredito que os contos de fadas têm algum tipo de fundamento psicológico que torna isso possível.”

A PRIMEIRA NAMORADA
John Depp quem dubla! 
Animação Super Recomendada!!
Follow duerhamotta on Twitter

4 comentários:

SILVIO/ CorreioGastronômico disse...

Muito bom post. Geralmente não ligamos o filme à imagem de quem o dirigiu. Os créditos custumam ir para os atores.

"Os Fantasmas se Divertem" e "Mãos de Tesouras", ao lado de "O Alto da Compadecida" estão entre as melhores comédias que eu assisti.

Não sabia que os dois primeiros haviam sido dirigidos por Tim Burton. Vou prestar um pouco mais de atenção.

Abraço

Anônimo disse...

Batman eternamente não é do Tim, e sim do Joel Schumacher

Two Against The World disse...

1995 - Batman Eternamente Tim Burton participa na produção executiva!

Edimartin Blog's disse...

Excelente diretor. O único problema é que o Alice in Wonderland é uma porcaria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos da Semana