domingo, 24 de abril de 2011

Liam Neesen

Pois é, a algum tempo eu venho prestando atenção nele, pela quantidade de filmes que eu tenho que ele está. Sendo em 2 deles, são para mim épicos, como Star Wars Episódio I e Batman Begins, onde ele faz um papel que é a cara dele, Ras-al-gu que é um cara meio que imortal, que está em todos os lugares, a cara do ator... está em tudo que é filme!!
Então, ai segue uma BIO dele!!

Filho de uma família pobre, aos quinze anos já trabalhava como operador de grua ao mesmo tempo que mantinha uma carreira de pugilista amador. Aos dezenove anos, partiu para Belfast para tirar o curso de professor. Contudo, em 1976, sentindo-se tentado pela carreira de ator, inscreveu-se numa companhia de teatro de Belfast. Em 1981, enquanto estava em Dublin, o realizador John Boorman convidou-o para interpretar um pequeno papel em Excalibur de 1981, um filme passado na lendária época do rei Artur. A partir daí, começou a ser presença constante em minisséries televisivas e filmes de baixo orçamento. No filme The Mission (A Missão de 1986), de Roland Joffé, teve uma pequena participação como padre jesuíta. Captou a atenção dos produtores de Hollywood com um pequeno mas significativo papel de surdo-mudo em Suspect (Sob Suspeita de 1987).
Os papéis secundários sucediam-se: de realizador de filmes de terror perseguido por Dirty Harry (Clint Eastwood) em The Dead Pool (Na Lista do Assassino, 1988) a pedófilo em The Good Mother (O Preço da Paixão, 1988). O primeiro título de Neeson enquanto protagonista foi um fracasso de bilheteira: Darkman (Vingança Sem Rosto, 1990) foi uma vã tentativa de implantar um super-herói capaz de fazer frente ao sucesso de Batman de 1989. Neeson procurou refúgio nos palcos ingleses, voltando esporadicamente a Hollywood para pequenas participações em filmes como Husbands and Wives (Maridos e Mulheres, 1992) de Woody Allen.


A grande oportunidade de Neeson surgiu quando Steven Spielberg, de visita a Londres, ficou impressionado com o seu talento em palco e com as suas aparências físicas com o personagem do projeto que tinha em mãos. Imediatamente convenceu-o a aceitar o papel de Oskar Schindler, industrial alemão que salvou perto de um milhar de judeus das garras dos comandantes SS dos campos de concentração em Schindler's List (A Lista de Schindler, 1993). A poderosa interpretação do ator valeu-lhe uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator, prêmio que, no entanto, foi parar às mãos de Tom Hanks por Philadelphia (Filadélfia, 1993). Nesse mesmo ano casou com a atriz inglesa Natasha Richardson, com quem contracenou no êxito da Broadway Anna Christie.

Liam e Steven Spielberg

Agora considerado um ator de estatuto superior, Neeson começou a receber propostas de papéis principais em filmes produzidos por grandes estúdios: Nell (1994), Rob Roy (1995), Michael Collins (1996), Les Miserables (Os Miseráveis, 1998) e Star Wars: Episode I - The Phantom Menace (1999). Teve um papel secundário como Priest Vallon em Gangs of New York (Gangs de Nova Iorque2002), protagonizou a comédia romântica Love Actually (Simplesmente Amor, 2003) e assumiu o papel de Alfred Kinsey, o autor de Sexual Behavior in the Human Male, no filme Kinsey, realizado por Bill Condon, em 2004, em Kingdom of Heaven assume o papel de Godfrey of Ibelin e de Ra's Al Ghul em Batman Begins, ambos de 2005. Em 2008 Liam Neeson a dublagem de um dos personagens do jogo Fallout 3.

Liam como o Mestre Jedi

Filmografia




Créditos: Wikipédia



Follow duerhamotta on Twitter

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mais vistos da Semana